Todos os anos, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, são 14 mil mortes anuais ou 38 por dia. Para chamar a atenção para essa realidade, reduzir o preconceito que envolve o problema e mobilizar a sociedade na luta pela prevenção, a Concessionária São Salvador vai iluminar de amarelo o Cemitério Municipal de Nova Iguaçu durante o mês de setembro.
O suicídio é uma questão de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Também de acordo com a OMS, morrem mais pessoas por suicídio do que por HIV, câncer de mama e homicídios. No Brasil, são 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres.
Embora alguns países tenham colocado a prevenção do suicídio no topo de suas agendas, apenas 38 são conhecidos por terem uma estratégia nacional de prevenção do suicídio. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo.
Campanhas de conscientização e saúde
Desde que passou a seguir o calendário de cores das campanhas de conscientização e saúde, a Concessionária São Salvador tem se mobilizado para fazer uma série de alertas à população. A proposta começou, ano passado, com o Novembro Azul para destacar o combate ao câncer de próstata e seguiu com o Dezembro Vermelho pela importância da prevenção da aids.
Em 2022 a iluminação branca em janeiro chamou atenção sobre questões relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas. Em fevereiro, a iluminação roxa conscientizou sobre Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia. Durante o mês de março, a iluminação lilás tratou do combate ao câncer de colo do útero. Em abril, foi a vez do azul para chamar atenção sobre o autismo. Em maio, o vermelho também serviu para alertar sobre a hepatite e, em junho, para conscientização sobre doações de sangue. A cor verde, em julho, chamou atenção para o câncer de cabeça e pescoço. Já em agosto o cemitério ganhou iluminação lilás pelo fim da violência contra a mulher.