‘A casa de Almirante: 100 anos de Radiodifusão no Brasil’ ficará na Biblioteca Municipal até o dia 18 de Novembro |
A geração que hoje consome plataformas digitais terá a oportunidade de saber mais sobre um dos meios de comunicação mais importantes da história: o rádio. Isso porque a Secretaria Municipal de Cultura promoverá entre os dias 30 de setembro e 18 de novembro a exposição ‘A casa de Almirante: 100 anos de Radiodifusão no Brasil’, que ficará na Biblioteca Municipal Carlos de Souza, no centro de Japeri, de segunda a sexta, das 10h às 17h.
Dirigida pelo documentarista Silvio Tendler, da produtora Caliban, a mostra trará fotos, vídeos, sons, documentos, partituras musicais e instrumentos que registram o percurso social do rádio no país. Todo o material faz parte da Coleção Almirante e é do acervo do Museu da Imagem e do Som.
A exposição também contará com quatro monitores, agentes culturais da cidade, que representarão as áreas da literatura, teatro e música. Eles guiarão o público e farão apresentações artísticas em alusão ao tema.
Almirante e a Era de Ouro do rádio
Henrique Foréis Domingues, mais conhecido como Almirante, foi cantor, compositor e um dos nomes mais importantes da Era de Ouro do rádio. Ele gravou sucessos, como ‘Yes! Nós temos bananas’, ‘Touradas em Madri’ e ‘O orvalho vem caindo’. Também dividiu microfones com nomes importantes da música brasileira, como Carmen Miranda, Noel Rosa, Braguinha, Ataulfo Alvez e Pixinguinha.
Almirante lançou, ainda, programas que se tornaram clássicos e marcaram gerações, ficando na memória dos ouvintes.