A Ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos do Brasil, Cristiane Britto, esteve na manhã desta sexta-feira, (16) visitando a obra de construção da primeira Casa da Mulher Brasileira do Brasil, no formato mais econômico de R$ 830 mil. O equipamento será de suma importância para o enfrentamento dos altos índices de feminicídios da cidade, que chega a ter até 15 pedidos de medidas protetivas por mês, segundo dados da Patrulha Maria da Penha na cidade.
Apesar da chuva, Cristiane fez questão de visitar o canteiro de obras, onde conversou com o engenheiro responsável e cumprimentou os operários. Após a visita, a ministra parabenizou a prefeita, Fernanda Ontiveros, por investir em ações de proteção às vítimas de violência, como a criação do Centro de Atendimento à Mulher (CEAM), dois meses após ter assumido sua gestão.
“Eu costumo dizer que quando se tem uma mulher à frente de seu município, a política pública chega mais célere às famílias”, enfatizou a ministra, lembrando os esforços do poder executivo, legislativo e da prefeita que sonhou desde 2019 pela Casa da Mulher Brasileira na cidade.
Fernanda Ontiveros por outro lado falou das conversas com a deputada Rosangela Gomes, em Brasília, que resultaram na emenda parlamentar de mais de 1 milhão de reais, para a construção do espaço.
“Este equipamento vai salvar muitas vidas. Esta política pública não ficará só na proteção. Se conseguirmos empoderar esta mulher, a inserindo no mercado de trabalho, aumentando sua autoestima, teremos uma família mais forte”, disse a prefeita.
A prefeita citou ainda o Secretário de Comunicação, Rogério Santana, que lembrou o alto índice de violência contra a mulher no Estado e, em especial, na Baixada Fluminense.
Casa da Mulher Brasileira
O equipamento que vem dar um basta à violência que assola a população, não só em Japeri mais em todo o Estado do Rio, segundo a ministra Cristiane Britto, irá reunir em um único espaço a Defensoria Pública, Ministério Público, o Tribunal de Justiça, a parte psicossocial e a segurança pública.
Com previsão de ser inaugurada ainda este ano, em sua fala, a Ministra manifestou o desejo voltar a Japeri no período de 21 Dias da Não Violência Contra as Mulheres. “Este é um espaço para alcançarmos políticas de proteção às famílias”, disse.
“A casa foi pensada para ser um espaço acolhedor, tem cores femininas, jardim e tudo para que ela saia reconstruída e com sua dignidade restaurada”, explicou a arquiteta Valéria Laval.
Quem também acompanhou a visita foi a Secretária Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Muñoz, que juntamente com a ministra da Mulher prometeu trazer outros programas sociais que atendam às crianças, jovens e os idosos.