O Rio de Janeiro está em estado de alerta por causa da Dengue. A população precisa manter os cuidados e limpar os focos de água parada em casa e na cidade. Com a chegada do Verão, o aumento da temperatura e as chuvas recorrentes possibilitam condições ideais para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
O Aedes é mais perigoso do que você imagina, além da Dengue, ele transmite outras doenças. No Rio, os números são preocupantes, pois de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os casos da doença no estado aumentaram 300% neste ano. Em 2022, foram registrados mais de 10 mil casos de dengue.
A comparação leva em conta os meses de janeiro a outubro deste ano e o mesmo período de 2021. Ainda segundo a pasta, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) já contabiliza neste ano 10.471 casos de dengue, com 14 vítimas. No ano passado, foram registrados 2.613 casos e quatro mortes pela doença até outubro.
A colaboração nesse período de chuva nas cidades é de suma importância dos moradores. A melhor e única forma de prevenção do mosquito transmissor da dengue é o combate ao foco de acúmulo de água! A prevenção é a arma contra a doença! Colabore!