Cláudio Castro foi reeleito governador do Rio de Janeiro neste domingo, dia 2/10. O candidato do PL manteve a força que o levou ao primeiro lugar no primeiro turno como mostrava as pesquisas. Ele vai governar o Estado nos próximos quatro anos, começando a contar a partir de 1º de janeiro.
Com 58,67%, ele conseguiu 4.930.288 votos contabilizados. Já Freixo, levou 27,38%, num total de 2.300.980 votos.
Castro foi muito habilidoso, já que era Vice de Wilson Wetzel e assumiu o governo assim que Wetzel foi impeachmado por acusação de corrupção na pandemia. Ao assumir o estado, conseguiu fazer alianças com os legisladores e executivos, se mantendo desde então.
Castro havia enfatizado com a promessa de começar em 2023 obra do metrô para a Região Metropolitana do Rio. Segundo ele, a construção do metrô na Baixada Fluminense, ligando a Pavuna, na Zona Norte do Rio, à Nova Iguaçu, terá 13 estações ao longo do trajeto.
"Com certeza é a maior obra de infraestrutura que a Baixada já teve, R$ 1,3 bilhão. E, pro próximo período, a finalização da Via Light até a Avenida Brasil e a Dutra e também a obra mais esperada aqui que é a Transbaixada, que ai a Baixada muda completamente com o metrô. A gente crê que essa é a hora, já tá tudo previsto no Pacto RJ é a grande transformação, é uma região muito importante que a gente quer investir cada vez mais" Disse Castro, durante discurso em Nova Iguaçu.