Foto: Matheus Pina |
Encerrando o mês de novembro em grande estilo, a cidade foi palco para o Primeiro Seminário pela Igualdade Racial. O evento aconteceu nesta quarta-feira, dia 30, na Câmara Municipal de Mesquita. A iniciativa foi da ODS Municipal, que teve a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e do Instituto Mãos à Obra. Na oportunidade, foram discutidos temas relacionados ao combate ao preconceito racial e à intolerância religiosa, além de propostas para melhor alocar as políticas públicas para a resolução desses impasses sociais.
As questões apresentadas respeitam o décimo propósito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que é a redução das desigualdades. Quem fala mais sobre isso é a coordenadora da ODS Municipal, Jurema Bacelar. “Ao todo, são 17 objetivos centrados na construção de um mundo mais justo e igualitário. Tentamos alcançá-los através de eventos e ações sociais, como é o caso desse seminário. Digo que não há como avançarmos enquanto sociedade se as desigualdades e as distinções continuarem existindo. Não temos todos a mesma realidade, mas somos todos seres humanos”, indica.
Para garantir uma conversa fundamentada e fluída, várias autoridades no assunto marcaram presença. Entre elas estava o delegado Dr. Julio da Silva, a perita criminal Dra. Viviane Azevêdo e a socióloga em honoris causa em gestão pública para mulheres Dra. Cátia da Cruz. A ocasião também foi marcada por apresentações culturais e artísticas, com foco na valorização da cultura afrodescendente.
“Precisamos falar disso não somente em novembro, que é lembrado pelo Dia da Consciência Negra, mas durante todo o ano. Porque enfrentamos o racismo todos os dias. Por exemplo, não faz sentido as pessoas negras ganharem menos. O certo é a equiparação salarial. Muitas vezes, o acesso dessas pessoas à educação é mais difícil, como a locomoção para a faculdade e o racismo que sofrem quando descobrem que elas vêm de uma comunidade. Assim, queremos combater essas questões e mostrar a necessidade de um olhar mais humano para esse movimento”, desenvolve Aparecida Passos, que é coordenadora do Instituto Mãos à Obra.
ODS
Organizada na Cúpula das Nações Unidas, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma agenda mundial. A atuação é nos segmentos de erradicação da pobreza, agricultura, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, saneamento, energia, crescimento econômico, inovação em infraestrutura, redução das desigualdades, consumo e produção sustentável, ação contra mudança global do clima, entre outros. Sobretudo, a proposta é pela melhoria da qualidade de vida da população mundial.