O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) está convocando doadores de sangue para manter o estoque abastecido às vésperas do Carnaval. São necessárias 750 bolsas coletadas por mês para garantir a assistência aos pacientes que chegam à emergência ou estão internados. O banco de sangue está localizado próximo à recepção geral do hospital, na Avenida Henrique Duque Estrada Meyer, n° 953. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.
Neste período que antecede o Carnaval o número de doações de sangue costuma cair, em média, 30%, enquanto ocorre um aumento nos atendimentos e cirurgias de urgência. Para lidar com essa demanda, o HGNI precisa estar com os níveis de abastecimento regulares. Diariamente chegam pacientes vítimas de acidentes, baleados, arma branca, traumas ou doenças graves em que a transfusão sanguínea é essencial para salvar vidas.
“Este é um hospital de portas abertas que recebe pacientes graves de toda a Baixada Fluminense. É necessário ter um estoque regular de sangue para oferecer o suporte àqueles que precisam, principalmente nesta época do ano em que a demanda costuma subir. Peço que a população nos ajude a salvar vidas através deste gesto solidário”, destaca o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.
Para doar sangue, é necessário se atentar a algumas recomendações, como:
- Portar documento de identificação com foto;
- Ter entre 16 e 69 anos, sendo que os maiores de 60 anos precisam ter doadores regulares;
- Pesar mais de 50 kg;
- Não é preciso estar em jejum;
- Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 24h;
- Evitar alimentos gordurosos 4h antes da doação;
- Quem se vacinou contra a Covid-19 deve esperar sete dias para fazer sua doação;