Nilópolis iniciou a vacinação contra a Covid-19 com o imunizante bivalente da Pfizer nesta terça-feira (28/2). No município, podem vacinar pessoas com 12 anos ou mais que são imunocomprometidos e tenham intervalo de 4 meses desde a segunda dose ou segunda dose de reforço. A vacinação ocorre no Posto Central e nos Centros de Residência Terapêutica, onde os idosos vão receber a visita de técnicos e enfermeiros da rede municipal de saúde.
A aposentada Rosangela Pereira Fernandes, de 61 anos, moradora do centro de Nilópolis, está em tratamento contra o câncer de mama e pulmão há um ano e se emocionou ao contar que perdeu a irmã para a Covid-19 em dezembro de 2020. Uma das primeiras a vacinar com a bivalente, ela destacou a importância de se imunizar.
"Faço tratamento contra o câncer e estou me sentindo mais protegida com essa vacina. É necessário que as pessoas procurem os postos para se imunizar porque essa doença é uma caixinha de surpresas. Eu perdi a minha irmã, na época não tinha vacina. Ela foi embora muito jovem. Cada um reage de uma maneira. Isso não quer dizer que não vai pegar a doença, mas pelo menos ela vem mais branda", salientou Rosangela.
São imunocomprometidos:
. Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea
. Pessoas vivendo com HIV (PVHIV)
. Pessoas com imunodeficiências primárias
. Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e uso de corticóides
. Crianças: dose de prednisona equivalente a 14 dias
. Pacientes com doença renal crônica em hemodiálise
. Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses
. Pessoas com neoplasias hematológicas
Para receber o imunizante é necessário apresentar o certificado nacional de vacinação covid-19 de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O Posto Central está localizado na rua João Pessoa, nº1543.
--