Na semana em que a maioria das escolas inicia o calendário de atividades, o Programa Patrulha Escolar e de Proteção à Criança e ao Adolescente, da Secretaria de Estado de Polícia Militar, completa um ano de existência realizando cerca de 43 mil atendimentos em todo o estado do Rio de Janeiro.
O projeto tem como principal objetivo a prevenção da violência no ambiente escolar, acompanhando e monitorando as unidades de ensino atendidas, sejam elas Municipais, Estaduais, Federais ou Privadas.
A Patrulha Escolar está presente em todos os municípios fluminenses, com policiais capacitados e habilitados para desenvolver este tipo de policiamento, visitas e atendimentos das solicitações realizadas pelas escolas, oferecendo também diversos tipos de atividades como palestras, oficinas e projetos escolares, buscando atender alunos, pais e diretores.
O programa busca uma relação mais estruturada e permanente com a comunidade escolar. As equipes atuam no policiamento com vistas às unidades de ensino de segunda a sábado com viaturas caracterizadas com uma faixa dourada na lateral e policiais usando braçais específicos com o emblema do projeto.
Além disso, policiais militares contam ainda com telefones específicos, disponíveis para receber ligações e mensagens através de aplicativos, para o contato direto dos gestores das unidades de ensino com os policiais responsáveis pelo atendimento em cada área.