No mês da conscientização do autismo, a SuperVia atendeu um pedido muito especial. A mãe do menino Isaac, de 11 anos, Paula Werneck, enviou um e-mail para a concessionária sobre a possibilidade do filho visitar a oficina dos trens em Deodoro, na Zona Oeste do Rio. A criança tem transtorno do espectro autista e possui hiperfoco nos trens.
Eles moram no bairro de Inhoaíba, na beira da linha férrea, e, segundo Paula, o garoto adquiriu conhecimento nas composições por vontade própria.
“Ele sabe tudo sobre a SuperVia, todos os ramais, modelos dos trens, tudo! O sonho dele é ser maquinista. Em todas as terapias que ele faz, precisam colocar os trens de alguma forma para despertar o interesse dele. Para a saúde e desenvolvimento do meu filho, estar perto dos trens é fundamental”, conta.
Durante a visita na oficina de Deodoro, Isaac foi guiado pelo técnico especialista em manutenção Julio Cezar Gomes Pereira. O profissional trabalha na SuperVia há 24 anos e se emocionou com a paixão do garoto pelos trens. Julio mostrou cada pedaço do espaço, que abriga os trens em manutenção.
Por lá, a criança conseguiu entrar na cabine do maquinista e aprendeu a falar no microfone com os “passageiros”, buzinar, acender o farol e até a trocar o letreiro do ramal nos trens.
“A gente faz essa visita com paixão. Só de alegrar o dia de uma criança é gratificante demais”, disse Julio Cezar.
A visita do Isaac na oficina de Deodoro ocorreu na última terça-feira (18/04). O encontro seguiu os protocolos de segurança do espaço, com a disponibilização dos EPIs para os visitantes.
SEGUE TAMBÉM NOSSO TIKTOK AQUI ↵