Fotos: Hélio Melo |
O Sesc RJ realiza na próxima segunda-feira (29/05) as inscrições para os atendimentos na unidade móvel OdontoSesc em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A unidade vai estar instalada na Vila Olímpica, onde, até agosto, serão oferecidos tratamentos odontológicos gratuitos à população, além de atividades educativas e de promoção à saúde. As senhas serão distribuídas a partir das 9h. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal.
Serão oferecidas 500 vagas para tratamento odontológico, sendo as 160 primeiras para agendamento imediato e as 340 restantes para fila de espera, que serão chamadas tão logo ocorram as primeiras altas clínicas dos pacientes. As senhas serão distribuídas por ordem de chegada (1 por pessoa), e o tratamento contempla qualquer pessoa a partir de 5 anos de idade. Para se inscrever, o interessado deve apresentar o RG e o CPF. No caso dos menores idade, além dos documentos do responsável legal, é necessário um documento da criança ou adolescente. Os atendimentos vão acontecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Os serviços oferecidos serão os atenção básica, como restaurações, extrações simples, exames raios X, raspagens, limpezas, fluoretação tópica, além de atividades lúdicas de promoção à saúde. No dia da abertura da unidade móvel (29/05), serão realizadas atividades educativas sobre saúde bucal, aferição da pressão arterial, orientações sobre a dengue, intervenção artística sobre hábitos saudáveis e massoterapia.
As unidades móveis OdontoSesc são veículos de 14 metros de comprimento, 2,5 de largura e 4,5 de altura equipados para a realização de tratamentos odontológicos de atenção básica. O projeto, existente em todo Brasil, vai a regiões carentes, remotas ou com escassez da oferta desse serviço. A iniciativa conta com o apoio das prefeituras municipais e dos sindicatos do comércio varejista.
Mais de 19 mil atendimentos em 2022 no RJ
O Sesc RJ dispõe de seis unidades móveis para atendimentos no estado. Em 2022, elas passaram por sete municípios, registrando 19.119 atendimentos gratuitos – cerca de 1.500 por mês, em média.
“O OdontoSesc é referência em inclusão em saúde no país, pois com ele conseguimos devolver o sorriso a milhares de pessoas sem acesso a tratamento odontológico, seja por questões financeiras, seja por questões geográficas, já que vamos a locais onde há carência desse serviço ou significativa vulnerabilidade social”, explica Marcus Bezerra, gerente de Saúde do Sesc RJ.