Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Gravidas podem usar repelentes para mosquitos?

segunda-feira, outubro 16, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada

O uso de repelentes na gestação é seguro e está indicado como forma de proteção contra picadas de mosquitos, incluindo o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika Vírus.

O DEET (N-N-dietil-3-metil-toluamida) é a substância mais bem estudada e a mais fácil de ser encontrada no Brasil. Existem estudos em humanos, durante o segundo e o terceiro trimestre de gestação, e em animais, durante o primeiro trimestre, que demonstraram segurança para uso na gestação. O uso tópico do DEET não demonstrou resultados adversos em recém-nascidos e no seguimento até um ano de idade, quando comparados ao grupo que não usou a substância.

Os repelentes à base de DEET (exemplo: OFF! Family®, Super Repelex®) encontrados no Brasil apresentam concentrações entre 11 e 15% e são indicados para uso acima de 12 anos. Seu tempo de ação é de cerca de 6 horas.

Apresentações infantis, para uso acima de 2 anos, com concentrações de 6 a 9% (exemplo: OFF! Kids®, Super Repelex Kids®, Out Inset®) têm duração de 2 a 4 horas. Devido à necessidade de reaplicação em menor intervalo de tempo, são menos recomendados para adultos.

Produtos com outros ativos repelentes também podem ser utilizados. Estes ingredientes são menos estudados, porém reconhecidamente seguros para uso conforme compêndios de ingredientes cosméticos internacionais. Apresentam baixa absorção sistêmica quando em uso tópico. A icaridina (exemplo: Exposis®), em concentrações de 20 a 25%, tem tempo de ação estimada de até 10 horas, e pode ser utilizada na gestação. O IR3535 (exemplo: Johnson´s baby loção antimosquito®) é uma loção recomendada para uso em crianças entre 6 meses e 2 anos, tem um tempo de ação menor, no máximo 4 horas, não conferindo proteção em períodos mais longos.

Os repelentes naturais à base de citronela apresentam tempo de proteção muito curto, cerca de 20 a 30 minutos, por isso não são seguros para proteção da pele por um período prolongado.

É importante também que as gestantes adotem outras medidas de proteção como manter portas e janelas fechadas ou com telas e usar calça e camisa de manga comprida.

Teleconsultoria respondida por: Ellen Machado Arlindo, Elise Botteselle de Oliveira, Taiane Sawada, Tiago Dalcin e Lucas Wollmann. Ellen é médica Ginecologista e Obstetra, Teleconsultora do TelessaúdeRS/UFRGS, especializada em Medicina Fetal e Ginecologia e Obstetrícia pela UFCSPA e graduada em Medicina pela FURG. Elise é médica de Família e Comunidade e Teleconsultora do TelessaúdeRS/UFRGS, mestre em Epidemiologia pela UFRGS, especializada em Medicina da Família e Comunidade pelo HCPA e graduada em Medicina pela UFCSPA. Taiane é médica Dermatologista e Teleconsultora do TelessaúdeRS/UFRGS, possui título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e graduação em medicina pela UFRGS. Tiago é mestrando em Pediatria e Saúde da Criança, Especializado em Terapia Intensiva Pediátrica pela PUCRS e Pediatria pelo HCPA egraduado em Medicina pela UFSM. Lucas é médico de Família e Comunidade e teleconsultor do TelessaúdeRS/FRGS.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar