Três comunidades das zonas Norte, Sul e Oeste do Rio de Janeiro terão a tradicional festa de Natal com a presença de papais noéis negros. O evento, organizado pela ONG Favela Mundo, conta com o apoio da Lamsa. O ator e diretor Rodrigo França, o escritor Ricardo Jaheem e o dançarino e capoeirista Felipe Canela estarão vestidos com o famoso traje vermelho e branco.
No dia 11 de dezembro, a Cidade de Deus, na Zona Oeste, receberá o ator e diretor Rodrigo França como Papai Noel. Já no dia 13, a Rocinha terá a presença do escritor Ricardo Jaheem. No dia 14, quem comanda a festa é o dançarino e capoeirista Felipe Canela.
Além de alegria e diversão, a criançada será presenteada com livros para aprofundar a leitura e promover o conhecimento entre os jovens das comunidades.
O artista Rodrigo França, reconhecido por sua defesa da representatividade e da beleza negra, destaca a relevância dos eventos para as crianças das comunidades:
“Poder presentear com a representatividade que não tive, me estima a ser um Papai Noel negro. Precisamos, cada vez mais, trazer exemplificações positivas, mesmo lúdicas. Isto cria uma imagética poderosa de autoestima para cada criança negra, pois somos beleza, inteligência e potência”, afirma.
A escolha de Papais Noéis negros segue uma tradição da ONG, reforçando a importância da representatividade para as crianças das comunidades. Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, em parceria com o Data Favela e a Central Única das Favelas (Cufa), 67% da população que reside em favelas é negra.
Confira a programação completa:
Cidade de Deus
Data: 11/12
Horário: A partir das 10h
Local: EDI Sra. Perciliana de Alvarenga, rua Moisés, sem número
Rocinha
Data: 13/12
Horário: A partir das 14h
Local: Biblioteca Parque da Rocinha, Estr. da Gávea, 454
Caju
Data: 14/12
Horário: A partir das 10h
Local: Quadra da Manilha, Av. Leão XIII, 40.