Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) deflagraram, nesta quarta-feira (16/01), a "Operação Escudo Oncológico" contra uma organização criminosa suspeita de roubar medicamentos de combate ao câncer de altos valores de um hospital no Méier, Zona Norte da capital. Um homem foi preso e dois seguem foragidos. Os agentes também cumpriram mandados de busca e apreensão.
A ação contou com apoio de agentes do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), 2º Departamento de Polícia de Área (DPA), de 12ª Delegacia de Acervo Cartorário (DEAC), Departamento-Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD).
Segundo as investigações, em novembro do ano passado, criminosos armados e usando uniformes e crachás semelhantes aos de funcionários do hospital roubaram medicamentos oncológicos, avaliados em cerca de R$ 80 mil, que estavam armazenados em uma geladeira. Após um trabalho de inteligência, os agentes constataram que a quadrilha já havia cometido o crime duas vezes na mesma unidade de saúde. Em um dos casos, os criminosos furtaram aproximadamente R$ 1 milhão em medicamentos oncológicos.
Na segunda ação criminosa, os autores se passaram por entregadores de restaurantes e tentaram roubar os medicamentos, mas foram impedidos por vigilantes. As investigações indicam que a quadrilha seria formada por criminosos, em que cada um tem uma função específica.