Foto: divulgação |
Você já parou para se perguntar quanto tempo dura um sofá? Esse móvel que é parte fundamental da decoração, e está presente na sala de estar, consultórios e proporciona conforto, possui uma vida útil que engloba a sua estrutura, o tecido e principalmente a manutenção. “Ninguém adquire um móvel para que tenha pouca duração, principalmente quando falamos de um sofá, a expectativa que se mantenha em boas condições por muitos anos, mas para isso é preciso se atentar na preservação do estofado”, comenta Gracielle Pacheco, franqueada e diretora executiva da Total Clean.
A profissional conta que existem algumas práticas que além de colaborarem para a manutenção do móvel, podem prolongar a sua vida útil. São elas:
Fazer uma limpeza profissional com produtos e equipamentos específicos e logo após realizar a impermeabilização;
Aspirar os estofados regularmente ajuda a remover a poeira, sujeira e detritos;
Evitar a exposição prolongada à luz do sol, que pode desbotar e enfraquecer o tecido;
Em casos de derramamento de líquidos, faça a limpeza imediata usando panos limpos e absorventes;
Não utilizar nenhum tipo de produto químico ou caseiro para não danificar e agredir as fibras do tecido;
Jamais molhar o móvel, essa prática além de estragar pode juntar ácaros e fungos.
A diretora executiva, ressalta a necessidade de avaliar o ambiente em que o sofá está como um todo. Se esse móvel fica próximo a uma janela que bate sol constantemente, se está localizado em um casa que retém umidade, como no litoral, se há animais de estimação, entre outros. “Essas observações naturalmente influenciam na vida útil. Apesar das dicas serem grandes aliadas na conservação do estofado, a limpeza profissional a cada seis meses é fundamental, pois além de preservar, previne contra fungos e ácaros”, finaliza.