A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) prendeu 271 autores de violência contra mulheres. As capturas foram parte da "Operação Pelas 99", coordenada pelo Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM) e que envolveu todas as unidades do estado do Rio de Janeiro. As diligências foram realizadas entre os dias 5 e 18 de fevereiro.
Todas as capturas estão relacionadas a violência doméstica, familiar e de gênero, e 66% dos autores já tinham cometido crimes semelhantes anteriormente. O período, que englobou o Carnaval, foi escolhido por se tratar de uma época em que muitas mulheres se tornam vítimas de delitos desta natureza.
A mobilização das equipes para integrarem a operação trouxe resultados expressivos, em comparação com os anos anteriores. O número de prisões superou as capturas realizadas nos mesmos intervalos dos anos de 2022 e 2023.
O nome da operação faz referência às 99 vítimas de feminicídio no estado no ano passado. Em 2023, o Rio de Janeiro registrou redução nessa modalidade de crime. A Polícia Civil atua, de forma integrada com a Polícia Militar, para prevenir que as mulheres sejam vítimas de violência.