Já se passaram dois meses e nada do bendito 'Cartão Recomeçar', prometido no dia 15 de janeiro, para as vítimas das chuvas que a tingiram a Baixada Fluminense.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), havia dito que o governo iria dar às famílias atingidas pelas chuvas, em janeiro deste ano, um auxílio no valor de R$ 3.000. Segundo o próprio governador, cerca de 30.000 famílias deveriam ser beneficiadas.
Para que elas recebessem o auxílio – pago pelo “Cartão Recomeçar”–, elas deveriam fazer seus cadastros nas prefeituras de suas cidades.
Foi o que as prefeituras da Capital, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Nilópolis e outras, fizeram. Mas até a publicação desta reportagem, a população não havia recebido nem uma satisfação da possível entrega.
Muitas pessoas perderam tudo e enfrentaram sol e chuva para se cadastrar no benefício destinado à compra de materiais de construção, móveis e eletrodomésticos. Foi um verdadeiro sufoco, diante dos cadastros que elas passaram.
As prefeituras, fizeram seu papel e já enviaram as listas com os nomes das vítimas afetadas. Porém, procurada, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, comentou que encontrou inconsistências em alguns cadastros, o que levou ao adiamento da entrega.
"Uma verdadeira falta de respeito com a população. Eu e minha mãe perdemos tudo. O Rio Botas, já não era dragado há anos e foi ele o culpado da gente ter perdido tudo. Minha casa nunca encheu, mas desta vez, fomos supreendidos pela água dentro de casa. Fomos na Defesa Civil, fizemos nosso cadastro, mas agora depende do Governo do Estado a liberação. A prefeitura nos ajudou com cesta básica, kit higiene, kit limpeza, mas ainda estamos aguardando o cartão". Desabafou Alexandre Correia, morador da Avenida Atlântica, em Belford Roxo.
"Moro em Nova Iguaçu, a gente está sofrendo com tudo aqui. Daqui a pouco vai completar três meses e nada deste cartão. Estão esperando o que? chegar a próxima perda?" disse Adriana Lima.
O Governo ainda não confirmou as datas para pagamento e afirmou apenas que trabalha para concluir a checagem.
SEGUE TAMBÉM NOSSO TIKTOK AQUI ↵