As temperaturas devem ficar elevadas até o próximo fim de semana. Em São Paulo capital, de acordo com o Climatempo, serão oito dias seguidos de termômetros marcando mais de 30°C e humidade relativa do ar perto dos 30%. O mesmo deve acontecer em outras regiões do Sudeste.
A combinação de dias quentes e secos aumenta os riscos do agravamento de doenças respiratórias, além de elevar a concentração de poluentes no ar que podem causar irritação nos pulmões.
Essas condições climáticas também são um perigo para portadores de doenças cardiovasculares, já que pode aumentar risco cardíaco, pois é mais difícil de manter pressão arterial controlada, fazendo com que o coração trabalhe mais.
A Dra. Sara Morhbacher, clínica geral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz recomenda a ingestão de bastante líquido, dando preferência à água, já que o tempo seco contribui para a desidratação. A alimentação também é um ponto de cuidados.
“Uma alimentação leve, composta de carboidratos, também pode contribuir para uma boa digestão e evitar sintomas de desconforto como azia e enjoos”, explica a especialista.
Idosos e crianças devem ter cuidados redobrados com esse clima quente e seco. “A atenção deve ser redobrada com a saúde desse público, que geralmente não sente muita sede e pode se desidratar com mais facilidade. Idosos e crianças são mais vulneráveis as bruscas alterações climáticas”, disse.
Orientações sobre os cuidados para manter a saúde em dia durante o tempo seco
Utilize protetor solar: é fundamental para auxiliar nos cuidados com a pele e proteger contra os raios solares.
Roupas leves e assessórios para ajudar a enfrentar o calor: roupas leves e claras, uso de acessórios como chapéus, óculos de sol ou até mesmo sombrinhas ajudam quem precisa se locomover pelas ruas em dias de muito sol e calor.
Beba água: a hidratação é fundamental para garantir o bom funcionamento do organismo.
Evite realizar exercícios físicos entre às 10 horas e às 16 horas: durante esse período, o calor é predominante e pode prejudicar a saúde física e respiratória.
Lavar nariz e olhos com soro fisiológico: a lavagem pode evitar a secura e o sangramento das narinas.
Mantenha a casa limpa, higienizada e arejada: a poeira e a sujeira podem auxiliar na manifestação de bactérias, prejudicando a saúde respiratória.