Uma obra que começou neste mês vai levar água tratada e encanada para 4,5 mil pessoas que nunca tiveram abastecimento em Japeri, na Baixada Fluminense. As intervenções estão sendo realizadas pela Águas do Rio no Jardim Marajoara. Além disso, equipes da concessionária estão percorrendo ruas do bairro oferecendo diversos serviços, como atualização de dados cadastrais, novas ligações, segunda via de conta, informações sobre Tarifa Social, entre outros.
"Estamos felizes porque finalmente teremos uma rede de água abastecendo nossas casas. Essas obras vão beneficiar muita gente", disse Manoel Pinto Filho, um dos moradores da região.
Nesta semana, os funcionários da empresa estão percorrendo as seguintes ruas para atendimento comercial: Rubens, Ari Parreiras, Valesques, Sena Vasconcelos, Horário Vernet, Rafael Bordalo, Araguaia, Tocantins, Xavantina, Carolina, Xingu e Caiapó.
Para Leonardo Canto, gerente de Operações da empresa, essa iniciativa reflete o compromisso da companhia em proporcionar um serviço de qualidade numa área de vulnerabilidade social.
"A concessionária está dando início a um projeto crucial para o Jardim Marajoara. Estamos comprometidos em melhorar o acesso à água, não só visando à eficiência do fornecimento, mas também refletindo nosso compromisso com a qualidade de vida local”, acrescenta Canto.
Universalização do esgotamento sanitário
Em março, a Águas do Rio deu início a uma outra frente de trabalho em Japeri. Na ocasião, a companhia começou as obras de implantação de um sistema de esgotamento sanitário na cidade e em Queimados. Após a conclusão da intervenção, cerca de 51 milhões de litros de esgoto sem tratamento deixarão de ser lançados por dia no Rio Guandu.
Com investimento de R$ 640 milhões, serão instalados aproximadamente 700 km de redes – o dobro da distância entre Rio e São Paulo - e mais de 60 estações elevatórias, responsáveis por bombear o esgoto até a Estação de Tratamento Queimados, que será construída no bairro Jardim Queimados, num terreno bem perto de Engenheiro Pedreira, distrito de Japeri.
Além do esgoto doméstico gerado pelos 270 mil moradores, a estação, com capacidade para tratar 600 litros por segundo, vai atender uma parte de Nova Iguaçu.