A taxa de desemprego no Brasil tem registrado uma significativa queda nos últimos meses, configurando um cenário otimista para a economia e o mercado de trabalho. Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego recuou para 6,9% no trimestre encerrado em junho.
O ambiente mais favorável, entretanto, ainda exige dos candidatos habilidades e qualificações específicas para se destacarem e conquistarem as melhores posições. Segundo Mateus Pellegrino, Diretor da Unidade de Negócios da Escola DNC, o mercado de trabalho está mais aquecido, mas também mais exigente. As empresas buscam profissionais qualificados, que possam agregar valor e se adaptar rapidamente às mudanças e inovações.
Divulgação Mateus Pellegrino - Diretor de Negócios da Escola DNC |
Ele ainda ressalta que, além da qualificação técnica, habilidades interpessoais como comunicação eficaz, trabalho em equipe e liderança são cada vez mais valorizadas. “O profissional do futuro é aquele que alia conhecimento técnico a uma sólida base de soft skills. Com a união das duas vertentes, é possível aproveitar as melhores oportunidades de emprego no mercado”, conclui.