O Pão de Queijo, símbolo da mineiridade, pode ganhar um toque “made in Rio” com algumas dicas simples. Isso, partindo do princípio que todo pão pode virar um sanduíche ao ser partido ao meio, ou servir de acompanhamento para uma refeição mais líquida. O Dia do Pão de Queijo é lembrado em 17 de agosto em todo país.
Mas, se pão de queijo é “bão” demais, mas também, é calórico, como podemos consumi-lo sem culpa? Filha de mãe mineira de Carangola, na Zona da Mata mineira, a nutricionista e professora do Centro Universitário IBMR, Janaina de Arruda Santos, nos liberta: “Não se prive de consumir essa delícia, vamos deixar bem longe o chamado terrorismo nutricional e aproveitar nosso pãozinho de queijo tão querido”.
“Quando pensamos em pão de queijo e no que combinar com ele, conseguimos rapidamente pensar em várias coisas e até em inovar. Prático e rápido de preparar, fácil em combinar, ele é um alimento muito versátil”, defende a professora do IBMR. O Centro Universitário faz parte do ecossistema Ânima de ensino, no Rio.
Claro que o pão de queijo quentinho tem o coração da maioria das pessoas. Mas, também podermos consumi-lo em temperatura ambiente, quando vira opção de lanche de praia. “É uma ótima opção para o lanche da criançada na praia, visto que normalmente a alimentação delas é mais restrita. Quando sair para este passeio, leve frutas, sanduíches caseiros e, fica a dica: leve pão de queijo também”, sugere a nutricionista.
Para intolerantes ao glúten
A professora acredita que o carioca já tem o pão de queijo como um aliado para uma alimentação sem glúten. Afinal, a base do pão de queijo é de fécula de mandioca (ou polvilho). A professora ministra aulas nas unidades curriculares Planejamento e Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição e Técnicas Dietéticas e Gastronomia.
Quanto às temidas calorias, a professora do IBMR esclarece que, na realidade, é mais interessante pensarmos no tamanho da porção de pão de queijo que será consumida. “O ideal seria consumir em torno de uma ou duas unidades por dia, dependendo do tamanho. Uma ótima dica é justamente combiná-lo com outros alimentos para trazer mais saciedade e reduzir a chance de escapar da dieta e exagerar. Então, combine o pão de queijo com frutas e outros alimentos menos calóricos”, sugere.
5 dicas para dar um toque carioca ao pão de queijo:
1 - Pão de queijo com galeto: desosse a carne e parta em pedaços. Sirva dentro dos pãezinhos em tamanhos menores. Prenda com um palito em cima do pão. Ótima opção para festas. Além disso, o galeto é uma carne branca e assada, que traz saciedade.
2 - Pão de queijo com picadinho carioca: sirva da mesma maneira que o galeto. Opte por carnes mais magras e, ao preparar o picadinho, use azeite.
3 - Pão de queijo com queijo coalho assado: mais potência para os “queijólatras”.
4 - Pão de queijo com sopa de ervilha: um clássico em dias frios para os cariocas. Sirva a sua sopa quentinha, com um pão de queijo ao lado. Vá molhando os pedacinhos do pão no caldo e comendo.
5 - Pão de queijo com bananada: um dos doces mais querido das ruas do Rio, em alguns locais é conhecido também como mariola. Pode ser substituído por um pedacinho de goiabada ou geleia. Opção de sobremesa com toque salgado e doce. Para uma versão mais leve, recheie com mariola sem açúcar.
Receita Clássica de Pão de Queijo Mineiro
Ingredientes
500 g de polvilho (doce ou azedo); ou fécula de mandioca.
1 copo de leite (copo tipo americano, ideal para todas as medidas desta receita).
1/2 copo de óleo
2 ovos
1 copo de queijo Minas meia-cura ralado (tipo canastra, entre outros).
1 colher (café) de sal (se o queijo estiver muito salgado, diminua a quantidade).
Modo de fazer:
- Misture o leite com o óleo em um caneco e leve para ferver.
- Após ficar bem quente, despeje sobre o polvilho ou fécula, que já deve estar em uma tigela.
- Misture tudo com uma colher de pau até amornar.
- Acrescente os ovos e, se já estiver mais frio, amasse com as mãos até homogeneizar.
- Acrescente o sal e o queijo. Amasse bem até ficar no ponto de enrolar as bolinhas.
- Para enrolar, passe óleo nas mãos. Assim evita que a massa grude nelas.
- Distribua os pães em um tabuleiro e leve para assar em forno bem quente. Não precisa de untar.
- Depois que os pães estiverem crescidos e começando a corar, abaixe a temperatura do forno e deixe mais 10 minutos para que eles criem aquela casquinha crocante por fora e não murchem.
- Depois de pronto, parta ao meio e recheie a gosto.