Candidato a prefeito de Mesquita, Gelsinho Guerreiro (Republicanos 10) da coligação Mesquita Livre, escolheu a manhã de domingo (1/9) para uma aproximação maior com o eleitor. Em companhia de sua vice, a professora e ex-vereadora, Cris Gêmeas fez corpo a corpo pelas ruas do Cosmorama, bairro do Estádio Giulite Coutinho (Estádio do América Futebol Clube). Gegê como também é conhecido, conversou com comerciantes e com moradores da região.
No bate papo e olho no olho, Guerreiro ganhou abraços, saudações e ouviu muitas queixas e denúncias do eleitorado. ” Gegê, eu estou sendo ameaçado pela prefeitura de perder a minha casa, se não conseguir pagar R$ 20 mil reais de IPTU atrasado. O caso está na justiça. Minha casa pode ir à leilão e não tenho como conseguir esse dinheiro”, contou um morador do Conjunto Residencial Tetracampeão, há 20 anos.
Amedrontada, a dona de casa, R., 56, moradora há quase trinta anos em um dos condomínios do bairro, pediu para não ser identificada por temer represália. Ela disse ao candidato que no final do ano passado recebeu uma mensagem por SMS da prefeitura, em seu celular. “Era um aviso para eu comparecer ao setor de Dívida Ativa. Quando cheguei lá, fui surpreendida com a informação de que tenho uma dívida, antiga, monstruosa, com o IPTU, por falta de pagamento. Fiquei indignada e até discuti no setor. Como devo, se sempre paguei em cota única? Para minha casa não ir a leilão, vou ter que comprovar os pagamentos. Como vou fazer isso se não tenho mais esses boletos de quitação? Estou apavorada. Em outros municípios têm anistia. Aqui é na covardia”, declarou a contribuinte.
Moradores padecem nos pontos de ônibus
Entre muitas queixas, a mais repetida, é a ausência de linhas de ônibus. Segundo os moradores, o bairro já teve três linhas de ônibus, no passado. Uma delas, para o Centro do Rio de Janeiro. Hoje, apenas uma linha intermunicipal (Pavuna/Morro Agudo) da Viação Vila Rica. Quem precisa da condução espera por cerca de duas horas pela chegada do coletivo. “A gente padece nos pontos. É uma humilhação. O prefeito nunca se interessou em nos ajudar”, afirmou o comerciário Rodrigo Alves da Silva Motta, 42 anos.
Revolta também tem os moradores da Rua das Palmeiras. Durante várias décadas, as famílias sofreram bullying por viverem na única rua de barro do bairro. A via só conseguiu pavimentação a partir de 2013, quando Gelsinho Guerreiro elegeu-se prefeito. “Foi o Gegê que trouxe o benefício para a nossa rua e nos deu dignidade. A rua saiu do barro e se transformou em modelo, com palmeiras, brinquedos para crianças e iluminação. Depois dele, a rua ficou abandonada, sem qualquer conservação, por parte dessa gestão”, destacou a aposentada Rosana Soares, moradora há 40 anos.
Também moradora da Rua das Palmeiras, além do abandono em que a rua se encontra, Ivana Souza reclamou da falta de médicos na Clínica da Família do bairro. “Tenho uma filha de sete anos que é autista. Eu nunca consigo um pediatra para atendê-la. No antigo postinho que foi fechado por esse prefeito, tínhamos várias especialidades”, relatou.
Cidade Humanizada e Feliz
Diante dos problemas revelados, Gelsinho Guerreiro disse aos moradores do Tetracampeão que se eleito vai completar as obras de saneamento, drenagem e pavimentação no conjunto, nos seis primeiros meses de governo. Vai reabrir a creche fechada pela atual administração e revitalizar o Tetra com áreas de lazer e dignidade aos moradores. Tranquilizou e assegurou a todos os moradores do Cosmorama como toda população de Mesquita que em seu governo ninguém terá o imóvel leiloado, “Essas ações serão revogadas. O morador não vai perder sua casa. A cidade será humanizada e feliz. A covardia e a tirania vão acabar”.
Uma clínica funcionando 24 horas
A questão da precariedade na demanda de linhas de ônibus Guerreiro disse que será solucionado. “As linhas intermunicipais são administradas pelo Detro, através do Governo do Estado. Mas isso não quer dizer que o prefeito não possa resolver. Só não resolve por descaso. O prefeito é o representante da população. É quem pode chegar ao governador e solicitar soluções. Eleito, a população terá, com certeza, mais opções de mobilidade”, avisou.