Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Saiba quais alimentos ajudam a regular seus hormônios

quarta-feira, setembro 25, 2024

/ by Jornal Destaque Baixada

Os hormônios influenciam todas as atividades realizadas pelo organismo. “Tudo que o nosso corpo faz é regulado por hormônios. Então se você não dorme bem, se está ganhando peso sem motivo aparente, se anda irritado, estressado, sem libido ou com a imunidade baixa, saiba que tudo isso pode ter alguma ligação com a sua regulação hormonal”, comenta o nutricionista funcional responsável pela Growth Supplements, Diogo Cirico.

Por outro lado, os alimentos que consumimos influenciam diretamente o funcionamento do nosso corpo através da produção hormonal. “Eles fornecem os nutrientes necessários para todas as atividades do corpo, incluindo a produção hormonal. Por isso, podemos apontar para alguns alimentos e hormônios que possuem relação direta", afirma.

Hormônios e emagrecimento

Cirico fala sobre a importância da grelina e leptina, produzidos no organismo, na regulação da sensação de fome e apetite. Ele recomenda uma dieta rica em proteínas para regular esses hormônios, sugerindo fontes como frango, carne magra, laticínios desnatados, leguminosas, oleaginosas e cereais.

Hormônios influenciam sua vida em vários aspectos, o estresse é um deles

Controle do cortisol

O cortisol é hormônio inimigo de quem procura emagrecer e ganhar massa muscular. Ele é associado à perda de massa magra durante o processo de emagrecimento, gera a redução do tônus muscular e a flacidez, aspectos que nós não desejamos durante uma fase de emagrecimento. Para manter o cortisol sob controle, Cirico recomenda consumir 7 porções diárias de vegetais; incluir proteínas magras na dieta; evitar alimentos industrializados e álcool; garantir boas noites de sono e adotar estratégias para gerenciar o estresse do dia a dia.

Força, volume muscular e libido

A testosterona, que é fundamental para características físicas tanto masculinas quanto femininas, como força e volume muscular, pode ter a sua produção otimizada com quatro elementos: dieta saudável; sem restrições calóricas severas; sem eliminar grupos alimentares por completo e consumindo alimentos ricos em zinco, como ostras, ovos, feijões, castanhas e nozes.

Escolha bem os alimentos para estimular a produção hormonal

Hormônios do bem-estar e sono

Alimentos ricos em triptofano (peru, frango, ovos, leite) e cacau, que possui flavonoides, aumentam os níveis de endorfina, serotonina e melatonina, melhorando o bem-estar e a qualidade do sono.

Saúde Reprodutiva

Uma dieta saudável ajuda a regular a produção de hormônios como testosterona e a progesterona, contribuindo para a saúde reprodutiva. Casais que buscam melhorar a saúde reprodutiva, devem ter uma dieta balanceada que inclua Vitamina D (óleos vegetais como azeite de oliva e oleaginosas); Vitamina C (frutas cítricas); Vitamina B6 (ovos, cereais integrais, grãos); Ácido fólico (vegetais de folhas verdes); Zinco (peixes e frutos do mar) e Cálcio (leite, derivados e vegetais verde-escuros).
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar