Seis pessoas foram infectadas com HIV, após passarem por transplantes de órgão no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), que disse que já esta investigando o caso.
De acordo com informações, os pacientes contraíram a doença após passarem pelo procedimento. Dois doadores teriam feito exame de sangue em um laboratório privado na cidade da Baixada Fluminense e os resultados apresentaram falso negativo.
Segundo a pasta, estes testes foram realizados pelo laboratório PCS Lab Saleme, que possui sede em Nova Iguaçu.
O laboratório foi contratado pela Secretaria de Estado de Saúde para testar os doadores de órgãos. O contrato, firmado pela Fundação Saúde do RJ em dezembro de 2023, tinha duração de 12 meses e um valor total de cerca de R$ 11 milhões.
A reportagem do Jornal Destaque Baixada, foi informada que os infectados já foram comunicados sobre a infecção e órgãos de outros 288 doadores estão passando por nova testagem no estado.
É a primeira vez que algo do tipo ocorre no Brasil. Apenas no Rio de Janeiro, 16 mil pessoas já passaram por transplantes desde 2006.