A população do Rio e Baixada Fluminense, precisa economizar água desde já. Após a manutenção no Sistema Guandu, o abastecimento está comprometido e ainda não foi 100% normalizado.
A Águas do Rio, em parceria com a Cedae, realizou uma série de melhorias no sistema de abastecimento de água durante a manutenção anual do Sistema Guandu, concluída na última terça-feira, 26 de novembro. Com o objetivo de aprimorar a distribuição de água na capital e na Baixada Fluminense, mais de 200 funcionários participaram de uma força-tarefa que incluiu a instalação de equipamentos estratégicos e a modernização da infraestrutura em diversas localidades.
Obras realizadas e avanços no sistema
Entre os serviços de destaque, estão a instalação de um medidor de grande porte e uma válvula no Complexo do Lins, na Zona Norte do Rio. Esses equipamentos, posicionados em um conjunto hidráulico de 26 metros de extensão, permitirão medir e controlar automaticamente o volume e a pressão da água, garantindo maior regularidade no fornecimento.
"Com o fim da manutenção no Guandu ontem (26) à noite, a Cedae iniciou, de forma gradual, o tratamento de água. Nesta manhã, o sistema opera com 22% da capacidade, a pedido das concessionárias de distribuição da água, que estão finalizando alguns serviços.
O processo de normalização do abastecimento em Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro e São João de Meriti terá início após a retomada integral da produção de água no Guandu, o que deverá ocorrer ainda hoje, com a conclusão das ações das concessionárias.
Recuperada a produção de água no Guandu até o final da noite de hoje, a previsão é que o abastecimento seja regularizado em 72h, ou seja, até o próximo sábado (30/11). A empresa reforça que esse processo de normalização do fornecimento ocorre sempre de forma gradual, podendo levar mais tempo nas áreas elevadas, pontas das redes de distribuição e locais onde forem registradas ocorrências." Disse a empresa.