Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Climatempo amplia operação no RJ diante da demanda crescente pelo monitoramento do clima

quarta-feira, novembro 27, 2024

/ by Jornal Destaque Baixada

A aceleração das mudanças climáticas e seus impactos têm motivado um número cada vez maior de empresas a buscarem serviços de monitoramento do clima como suporte a decisões estratégicas de negócio. Esta demanda vem se acentuando em diversas localidades do País, e levou a Climatempo, a maior e mais reconhecida empresa de consultoria meteorológica e previsão do tempo do Brasil e da América Latina, a ampliar sua atuação no Rio de Janeiro, onde as empresas também estão buscando meios de ampliar a resiliência à ocorrência dos fenômenos climáticos intensos.

“A Climatempo possui um grupo de colaboradores locais e clientes estratégicos, o que nos levou a decisão de fortalecer a atuação no Rio de Janeiro com um escritório próprio e uma estrutura maior”, conta Nil Nunes, COO (Chief Operating Officer) da empresa. Ele observa que, além disso, “a cidade é um ponto estratégico para a Climatempo estar conectada às iniciativas de sustentabilidade e aos eventos climáticos, bem como para o desenvolvimento de novas tecnologias que ajudem a fortalecer a resiliência climática dos diversos setores econômicos”.

Instalado na Avenida Oscar Niemeyer, na região central da cidade, o novo escritório dará apoio complementar às equipes dedicadas da Climatempo que atuam nas instalações de clientes, e também apoiará o desenvolvimento de novos negócios.

“Queremos impulsionar ainda mais o desenvolvimento de soluções que apoiem empresas, governos e comunidades a se adaptarem a cenários climáticos complexos e desafiadores”, ressalta Nunes, ao observar que o planejamento de investimentos e da infraestrutura, por exemplo, requer ações de prevenção e de alertas para áreas de risco.

O novo escritório da Climatempo possui de 13 colaboradores locais, que agora passam a contar com uma infraestrutura ainda mais eficiente para o atendimento aos clientes. A Climatempo já atende tanto empresas privadas quanto clientes do setor público no estado. Dentre eles, o INEA (Instituto Estadual do Meio Ambiente), para o qual a Climatempo fornece monitoramento do tempo e dos rios da maior parte dos municípios do estado do Rio de Janeiro, incluindo área sensíveis como a Serra de Petrópolis.

Por meio de ferramentas especializadas, que incluem o SMAC (Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo), e com o apoio dos radares meteorológicos de Macaé e de Mangaratiba, a Climatempo emite alertas em casos de tempestades, inundações e enxurradas, para que a Defesa Civil possa tomar as medidas necessárias para minimizar o risco à população.

Já no setor privado, a Climatempo presta serviço para empresas de energia (Enel e Light), de mídia (operação local da TV Globo), companhias aéreas (United Airlines) e de infraestrutura (CCR), entre outras. E o setor de turismo tem um grande potencial para o desenvolvimento de serviços, como indica o expressivo número de consultas realizadas junto ao portal da Climatempo, principalmente neste período do ano.

“Os serviços de monitoramento do clima se converteram em uma ferramenta imprescindível na estratégia de resiliência climática de empresas de todos os setores, que precisam de informações mais precisas e em tempo real para lidar com situações extremas do clima”, completa o COO da Climatempo.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar