Ruas e casas de Belford Roxo, Nova Iguaçu, foram alagadas |
Diante do caos de um estado submerso em águas, surge a questão: de quem é a culpa pelo desastre? de Deus? Qual é a natureza? Foi uma fatalidade? Os civis não foram devidamente preparados? Os prefeitos/as não tomaram iniciativa? O fato é que a resposta é mais objetiva e direta do que o mero acaso ou plano divino.
A preparação adequada para a catástrofe não foi feita pelo governo, mas poderia ter sido!
Além de não estarem preparados para o desastre, as entidades governamentais do Errejota não souberam lidar adequadamente com a notícia do desastre. Entregaram para alguns, o Cartão Recomeçar, enquanto até hoje, quase um ano depois da pior enchente da história da Região Metropolitana do Rio, teve gente que nem viu a cor do dinheiro.
A única coisa que fizeram, foi maquiar o Rio Botas, que corta Belford Roxo, Nova Iguaçu e Duque de Caxias.
Ao parar para conversar com os moradores, foi unânime . Não dragaram o Rio Botas e sim alargaram ele. Vale lembrar que uma parte da população, também não ajuda e continua a jogar lixo nele.
O provérbio "é melhor prevenir do que remediar" nem sequer passou pela cabeça dos especialistas e secretários de Cláudio Castro ou até mesmo dos Prefeitos/as dessas cidades.
As chuvas, que caíram sobre o Rio, hoje, (domingo, 22/12), mostrou que o grande problema ainda está pro vir. Até o momento, que esta reportagem era publicada, vários bairros e ruas estão alagados. Mas onde está o governo? Em silencio.