Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Creatina adulterada: Conheça os riscos e saiba como identificar

sábado, dezembro 14, 2024

/ by Jornal Destaque Baixada

Recentemente, a Abenutri (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais) divulgou uma análise das creatinas disponíveis no mercado. Entre as marcas analisadas, 18 foram reprovadas por apresentarem impurezas em seus produtos.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permite uma variação de até 20% no teor da creatina. No entanto, 10 dessas 18 marcas mostraram um desvio de 100%, ou seja, não continham creatina em sua composição, contrariando o rótulo e colocando em dúvida a qualidade dos produtos.

Segundo a Abenutri, 21% das marcas que foram reprovadas em 2023 foram aprovadas na análise de 2024.

O que é a creatina?

A creatina é um composto natural encontrado principalmente nos músculos e no cérebro e ajuda na produção de energia celular, especialmente durante atividades físicas de alta intensidade e curta duração, por isso, ela é bastante usada como suplemento por atletas e praticantes de exercícios.

De acordo com o personal trainer e educador físico Tauan Gomes, a creatina ajuda a melhorar o desempenho em atividades físicas e aumenta a massa muscular.

“A creatina ajuda a fornecer mais energia durante os treinos, assim você consegue treinar com mais força e melhorar a recuperação muscular, fundamental para a hipertrofia. Mas a creatina também contribui para o ganho de massa muscular, pois aumenta a retenção de água nos músculos, deixando-os mais volumosos e fortes, é uma ótima aliada.

“E para quem não treina ela também traz benefícios, como um aumento da energia, melhora da função cognitiva e prevenção de doenças crônicas", explica.

 Como identificar uma creatina adulterada?

Não é possível identificar um produto alterado apenas por vista, mas é possível observar alguns indícios que levantam suspeitas sobre determinados produtos, como explica Tauan Gomes.

“Existem sinais que podem indicar impurezas na creatina, por exemplo, quando for comprar, observe o rótulo atentamente: erros ortográficos, adesivos com acabamento reflexivo malfeito, imagens mal posicionadas ou selos ausentes são pontos de alerta”.

“Quanto à aparência, a creatina tem um pó fino, arenoso e que não forma grumos, parecendo talco ou farinha. Outra dica é comparar o preço: se estiver muito mais barato que o normal, pode ser motivo de desconfiança”, alerta.

Teste caseiro para identificar se a creatina é verdadeira

Em um recipiente com água, coloque um pouco da creatina em um recipiente com água e mexa, espere 5 minutos sem mexer e observe o que acontece. 

Se a água ficar transparente e o pó afundar, a creatina provavelmente é verdadeira, já se a água ficar turva e o pó afundar a creatina pode ter um grau de pureza baixo. Mas se a água ficar turva e surgirem pequenos grãos, ou o pó permanecer na superfície do recipiente a creatina tem grandes chances de ser adulterada.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar