Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Queimados está entre os 20 municípios com mais infectados pelo vírus HIV no país

quarta-feira, dezembro 18, 2024

/ by Jornal Destaque Baixada

O Ministério da Saúde divulgou no dia 11/12/2024 o Boletim Epidemiológico de 2024. Trata-se de uma publicação oficial que reúne, organiza e divulga dados sobre a situação do HIV e da Aids no Brasil. Ele é elaborado pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e divulgado anualmente no mês de dezembro.

De acordo com o boletim, o município de Queimados, na Baixada Fluminense, registrou um aumento significativo na taxa de detecção e mortalidade por Aids no último ano. Embora a cidade tenha saído da 11ª colocação em 2023 para a 18ª posição no ranking nacional, os números ainda são alarmantes.

Segundo os dados mais recentes, a taxa de detecção passou de 22,7 casos por 100 mil habitantes em 2023 para 29,1 casos em 2024, um aumento de 4,5%.

A taxa de mortalidade também cresceu, saltando de 8,2 para 10,7 casos por 100 mil habitantes, com variação de 1,8%.

Apesar do cenário geral preocupante, a taxa de detecção em menores de 5 anos apresentou uma queda de 4,2%, refletindo ações mais eficazes na prevenção da transmissão vertical (de mãe para filho).

Para Vander Campanati Rodriguez, médico Radiologista na Clínica ELO JC IMAGEM E DIAGNÓSTICO, "a prevenção é a melhor forma de combater o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Realizar exames regularmente é um ato de cuidado consigo mesmo e com a comunidade, e nossa missão é proporcionar acesso a diagnósticos de qualidade para todos os moradores de Queimados e região".

Outros municípios do Estado do Rio de Janeiro que aparecem na lista são: Nova Iguaçu, na 28ª posição; Magé, em 29º; São João de Meriti, em 33º; Mesquita, em 41º; e Duque de Caxias, na 48ª colocação.

Iniciativas de prevenção e conscientização: Dezembro Vermelho

O mês de dezembro é marcado pelo Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre a prevenção ao HIV e de incentivo à realização de exames que possibilitam um diagnóstico precoce.

Na Baixada Fluminense, onde o acesso à informação e aos serviços de saúde muitas vezes encontra desafios, falar sobre a importância dos exames de diagnóstico do HIV é essencial para garantir que mais pessoas possam iniciar um tratamento eficaz e ter uma melhor qualidade de vida.

“O diagnóstico precoce do HIV é um passo fundamental para o controle da doença. Identificar o vírus logo no início não só permite que o tratamento seja mais eficaz, como também diminui as chances de transmissão, ajudando a proteger a comunidade como um todo. Quanto mais cedo o tratamento é iniciado, maiores são as chances de se manter uma vida saudável e produtiva”, afirma o médico.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar