Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), metade dos homens com até 50 anos de idade sofrem com calvície, mas apesar de serem os mais afetados, o problema também prejudica outras pessoas, como mulheres e jovens.
Mas a cada dia novos estudos sugerem novas frentes de tratamento, como, por exemplo, uma nova pesquisa que aponta um açúcar do corpo humano para melhora de sintomas de calvície.
O estudo
Pesquisadores da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, descobriram que o composto orgânico desoxirribose, um açúcar natural do corpo humano, pode estimular o crescimento de pelos em camundongos, apontando possíveis tratamentos para a calvície masculina.
Publicado no Frontiers in Pharmacology, o estudo investigou como o 2dDR (2-desoxi-D-ribose) auxilia na cicatrização de feridas ao formar novos vasos sanguíneos. Durante os testes, notou-se crescimento acelerado de pelos ao redor das feridas tratadas.
Os cientistas então replicaram um modelo de calvície em camundongos, confirmando o efeito.
Principais fatores que causam a calvície
- Predisposição genética;
- Alterações hormonais (como o aumento da di-hidrotestosterona - DHT);
- Estresse físico ou emocional;
- Deficiências nutricionais;
- Uso de medicamentos ou tratamentos médicos.
Existe tratamento para calvície
De acordo com o dermatologista, especialista em transplante capilar, Dr. Gustavo Martins, várias técnicas podem ser usadas para tratar a calvície.
“Há várias formas de tratar a calvície, cada vez mais novas tecnologias surgem. A depender de cada caso, podem ser usados medicamentos como minoxidil e finasterida que ajudam a reduzir a queda de cabelo e estimulam o crescimento, mas têm eficácia limitada”.
“Técnicas como a terapia com laser, que fortalece os fios, e o tratamento com plasma, que utiliza o próprio sangue para deixar os cabelos mais fortes e saudáveis são mais recentes e eficazes, usando tecnologias mais modernas para tratar o problema, mas a técnica mais eficaz continua sendo o transplante capilar”.
“Cada vez mais novos estudos são feitos para identificar novos tratamentos que ajudem a melhorar os sintomas de calvície, no caso nordeste estudo do açúcar, é bem possível que ele seja realmente benéfico, mas serão necessários estudos mais aprofundados para desenvolver um tratamento com protocolo de utilização com base nisso”, explica.
O transplante capilar
Quando se trata de transplante capilar, a técnica FUE (Follicular Unit Extraction) é um dos procedimentos mais indicados para ter resultados mais naturais.
“A técnica FUE de transplante capilar, a mais moderna atualmente, retira fios de cabelo, um por um, de áreas onde eles são mais resistentes e os transplanta para as regiões afetadas pela calvície. O procedimento é minimamente invasivo, não deixa cicatrizes grandes e tem recuperação rápida”, explica o Dr. Gustavo Martins.