Foto: Gilberto Rocha |
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, visitou São João de Meriti nesta terça-feira (14/01) para participar do Encontro “Igualdade Racial, Cultura e História”, no Centro Cultural Meritiense, no bairro Jardim Meriti. A ministra dialogou com representantes dos temas na cidade e foi recebida pela vice-prefeita e secretária municipal de Cidadania, Dra. Letícia Costa, e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Tião Pinheiro.
Na ocasião, as autoridades presentes abordaram sobre os lançamentos de políticas de igualdade racial e reverenciaram a memória de João Cândido Felisberto, também conhecido como Almirante Negro, que foi homenageado em 2024 pela Prefeitura com a criação do Museu Marinheiro João Cândido, localizado no Morro do Embaixador, em Meriti. A mesa foi composta também pela deputada federal Benedita da Silva, o filho de João Cândido, Adalberto Cândido (Seu Candinho), o representante do Ministério da Cultura, Eduardo Nascimento, as lideranças religiosas Frei Tatá e Mãe Nilce, e secretários municipais.
O encontro foi marcado pela forte presença de representantes da cultura, patrimônio e equidade racial da Baixada Fluminense, além de apresentações de capoeira e jongo.
A ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância do encontro. “É uma honra estar presente em Meriti para entender de perto o que a cidade precisa e contribuir para trazer mais dignidade, igualdade racial e diálogos humanizados. Lembro também a memória do herói nacional João Cândido, o Almirante Negro, que merece ser reconhecido”, declarou Anielle. “Vamos seguir trabalhando para que o Almirante Negro seja legitimado como herói da pátria e que a luta do nosso povo seja validada”, acrescentou a deputada federal Benedita da Silva.
A vice-prefeita de Meriti e secretária municipal de Cidadania, Dra. Letícia Costa, pontuou sobre a visita da ministra. “Receber a ministra Anielle é um momento histórico, repleto de força e representatividade. Vamos fortalecer essa parceria com o governo Federal para transformar a nossa cidade”, afirmou Letícia. “Esperamos que essa visita se desdobre com a chegada de políticas públicas que diminuam as desigualdades e inspirem uma sociedade mais igualitária”, completou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Tião Pinheiro.
A presidente da Associação dos Amigos do Museu Marinheiro João Cândido, Zilmar Duarte, ficou emocionada com o evento. “Sou nascida e criada em Meriti, e fico muito feliz de ter a oportunidade de presenciar a visita da ministra na cidade. É fundamental valorizar a representatividade local e as nossas raízes”, concluiu Zilmar.