Cerca de 72 mil famílias de baixa renda no estado do Rio de Janeiro ainda podem solicitar a substituição gratuita de suas antenas parabólicas pelo modelo digital. O programa, com agendamento aberto desde agosto de 2022 na capital, é conduzido pela Siga Antenado, entidade sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel para apoiar a população de menor renda na transição para o sinal digital.
Apesar do avanço das instalações, muitos ainda podem ser beneficiados e têm dúvidas sobre como ter acesso ao programa. Confira a seguir as principais perguntas e respostas sobre como participar e aproveitar o benefício.
Quem tem direito à substituição gratuita da parabólica tradicional pelo modelo digital? A substituição gratuita é destinada a famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), que tenham uma antena parabólica tradicional instalada e em funcionamento em suas residências.
Como solicitar a substituição gratuita? O agendamento do serviço é realizado pela Siga Antenado. Os canais de atendimento disponíveis são o site www.sigaantenado.com.br e o telefone 0800-729-2404, que também aceita mensagens via WhatsApp. Para agendar, é necessário informar o NIS (Número de Identificação Social) ou o CPF. Caso todos os requisitos sejam atendidos, a instalação será agendada para a data mais conveniente.
Moradores de áreas rurais podem receber a parabólica digital gratuitamente? Sim, as famílias que atendem aos critérios para o benefício podem agendar a substituição gratuita da antena parabólica, independentemente de estarem em áreas urbanas ou rurais. Basta verificar se o agendamento já está disponível na região ou município.
A substituição está disponível para famílias da Baixada Fluminense? Sim, famílias de todos os municípios da Baixada Fluminense podem agendar o serviço. A Siga Antenado estima que cerca de 21 mil famílias ainda tenham direito ao benefício na região.
Até quando posso solicitar e receber a antena parabólica digital? Atualmente, não há um prazo limite para realizar o agendamento. No entanto, a Siga Antenado recomenda que o processo seja feito o mais rápido possível, pois diversos canais já encerraram suas transmissões via parabólica tradicional, e outros devem seguir o mesmo caminho em breve. A antena parabólica digital oferece mais opções de canais, incluindo conteúdo local, com qualidade superior de som e imagem.
Uso antena espinha de peixe, TV a cabo ou streaming. O desligamento da parabólica tradicional me afeta? Não. Usuários de antenas espinha de peixe, TV a cabo ou serviços de streaming não serão impactados pelo encerramento das transmissões da parabólica tradicional.
No Rio de Janeiro, cerca de 120 mil famílias já foram contempladas pelo serviço e, em todo o Brasil, esse número ultrapassa os 4,5 milhões de beneficiários.
SEGUE TAMBÉM NOSSO TIKTOK AQUI ↵