O perigo está mais perto do que imaginamos. Pesquisadores da Fiocruz acharam moluscos terrestres contaminados com o parasita Angiostrongylus cantonensis, responsável pela transmissão da meningite eosinofílica, em 26 cidades do Rio de Janeiro. No período de 2015 a 2019, 2600 moluscos foram capturados em 46 localidades, sendo que 9% estavam infectados.
O parasita foi mais comumente identificado na espécie Achatina fulica (caramujo africano). Ele utiliza moluscos como hospedeiros intermediários e roedores como hospedeiros finais, infectando seres humanos por ingestão acidental de moluscos infectados ou de seu muco contendo larvas.
A infecção pode provocar cefaleia, rigidez cervical, febre e, em situações severas, resultar em óbito. Em 2024, ocorreu um óbito em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
A prevenção engloba uma higiene estrita, a remoção de caramujos e a limpeza da região. As administrações municipais precisam intensificar a supervisão dos moluscos e promover campanhas de conscientização para prevenir sua proliferação e diminuir as chances de infecção.
A espécie Achatina fulica, também conhecida como caramujo africano gigante, foi a que mais apareceu nas coletas e apresentou o maior número de exemplares infectados. No estudo realizado em 46 cidades, 41 apresentaram esse molusco, com animais infectados em 22 delas.
Os caracóis Bradybaena similaris, Subulina octona e Leptinaria unilamellata, além das lesmas Sarasinula linguaeformis e Angustipes erinaceus, foram identificados parasitados por A. cantonensis.
Em uma pesquisa recentemente divulgada, o parasita foi identificado em 21 municípios da mesorregião metropolitana: Cachoeira de Macacu, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mendes, Mesquita, Miguel Pereira, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Seropédica e Tanguá.
Em cinco cidades da mesorregião centro-sul do Rio de Janeiro, o parasita foi detectado: Comendador Levy Gasparian, Santa Maria Madalena, Sapucaia, Sumidouro e Três Rios.
SEGUE TAMBÉM NOSSO TIKTOK AQUI ↵