![]() |
São Pedro da Aldeia e Araruama já estão com agendas abertas |
A Previdência Social está realizando perícias conectadas (quando o atendimento é feito por telemedicina) em várias cidades do Rio de Janeiro. Nos municípios de São Pedro da Aldeia e Araruama as agendas já estão abertas para receber esse tipo de atendimento. As próximas unidades que terão teleperícia serão Parati e Maricá. E depois Cabo Frio, Itaguaí, Casimiro de Abreu e Belford Roxo. A previsão é de que todas elas estejam com perícia conectada até o início de março.
Neste primeiro momento, todas as perícias por telemedicina estão sendo feitas para atendimento de requerimentos de Benefícios de Prestação Continuada (BPC-Loas). Em breve, será possível agendar também para pedidos de benefícios por incapacidade. Os segurados que desejarem antecipar suas perícias de BPC podem tentar se beneficiar desse serviço ligando para a Central 135. A perícia conectada será realizada em consultório médico na APS.
A perícia conectada é uma iniciativa do Ministério da Previdência Social em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que visa diminuir o tempo de espera do cidadão por uma perícia médica através da realização de forma remota. As localidades são selecionadas quando ocorre uma ou mais das seguintes situações: ausência de perito médico lotado na agência, tempo de espera por perícia elevado na localidade e necessidade de longos deslocamentos por parte do segurado para receber atendimento.
Entre 11 de fevereiro e 31 de dezembro de 2024 foram realizadas 66.403 perícias conectadas em todo o Brasil.