O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta aos segurados que se preocupam com o prazo para sacar os benefícios na rede bancária: se não forem sacados até 60 dias após a data marcada para o seu pagamento, os créditos são devolvidos pelo banco ao INSS.
A devolução após o prazo de 60 dias é uma medida de segurança que foi criada para evitar o pagamento indevido e a prova de fraude, como, por exemplo, o saque do benefício de seguro já falecido. Pela norma, uma instituição bancária repassa o valor ao INSS, que suspende o pagamento até que o beneficiário regularize a situação.
E se esquecer?
Para regularizar a situação, o beneficiário deverá solicitar o “pagamento de benefício não recebido” no Meu INSS (site ou aplicativo) ou pelo telefone 135.
No Meu INSS ( gov.br/meuinss ), o usuário fará o login, com seu CPF e senha. Daí basta procurar o serviço “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”.
É possível também solicitar esse serviço pela Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. A conexão é gratuita para telefones fixos e celulares.
Cidadania e direito
Um dos mais prestigiados artistas da música do Brasil teve problemas, recentemente, com a coleta de seu benefício na razão do não saque do benefício no prazo. O artista ficou sem sacar seu pagamento desde 2021. No entanto, a situação foi resolvida e o crédito do benefício foi reativado.
Nesse caso em específico foi relatado que o bloqueio teria ocorrido por falta de prova de vida. No entanto, é preciso esclarecer que a comprovação de vida, como também é chamada, é feita por cruzamentos de dados desde 2023. Os segurados que preferirem fazer mesmo assim podem usar o aplicativo Meu INSS, Central 135, ou ir ao banco onde recebe o pagamento.