A Coordenadoria de Zoonoses de Belford Roxo realizou uma ação de combate à dengue em diversas ruas do bairro Parque São José. Os agentes de endemias percorreram e visitaram várias residências realizaram ações preventivas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
As visitas domiciliares para combater as larvas dos mosquitos focaram na “recuperação de casas fechadas”. As residências que os agentes de endemias percorrem durante uma semana, mas com a ausência de moradores, as visitas domiciliares ocorrem nos finais de semana, encerrando as pendências de visitas.
Carros-fumacês e cinzas
Outra ação importante realizada pela Coordenadoria de Zoonoses são os carros fumacês que percorrem os bairros do município pulverizando as ruas contra o mosquito adulto do Aedes aegypti.
Para garantir a eficácia da medida de consumo dos inseticidas, os moradores deixam portas e janelas abertas durante a passagem dos veículos, permitindo que o produto alcance todos os cômodos das residências. Além disso, é essencial que advertências e gaiolas sejam cobertas com panos, para proteger os animais de estimação. O inseticida é inofensivo para seres humanos e age somente na eliminação de insetos adultos.
Proliferação do mosquito
"A principal forma de eliminar as larvas e a eficiência do mosquito é com os hábitos preventivos dentro de casa. Precisamos do apoio da população nessa luta. Realizamos também a ação dos agentes de endemias com as visitas domiciliares, com os moradores sendo muito receptivos com os nossos agentes", disse o coordenador municipal de Zoonoses, Marcelo Guimarães, que reforça ainda o papel importante de cada cidadão, que pode contribuir com pequenas ações de combate, fazendo a seleção dos quintais para evitar o acúmulo de água parada que favorece o silêncio do mosquito e evitando o descarte de lixo nas vias públicas.
As ações de combate à dengue seguem sendo realizadas regularmente durante os dias da semana e nos sábados, em bairros específicos na “recuperação de casas fechadas”.