Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Delegacia que foi atacada por traficantes é reaberta após reforma em Duque de Caxias

terça-feira, março 18, 2025

/ by Jornal Destaque Baixada

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) e a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop-RJ) reinauguraram, nesta terça-feira (18/03), a sede da 60ª DP (Campos Elíseos). A unidade precisou passar por obras após ser atacada por narcoterroristas, no dia 15 de fevereiro. Na ocasião, agentes da delegacia de Campos Elíseos haviam capturado o chefe do tráfico de drogas da comunidade Vai Quem Quer, em Duque de Caxias. Sem saber que ele já tinha sido transferido, um grupo de dezenas de narcoterroristas tentou resgatá-lo. Houve intensa troca de tiros entre os policiais e os criminosos.

"Esse foi um ataque covarde não só à Polícia Civil, mas a toda a população do Rio de Janeiro. O que observamos, desde o primeiro momento, foi o apoio irrestrito de todos os cidadãos de bem de estado, que motivou ainda mais os nossos policiais civis. Com inteligência e planejamento, fomos para as ruas atrás desses bandidos, que tratamos como os terroristas que são. A Polícia Civil não recua diante desse tipo de covardia", afirma o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi.

Imediatamente, a Polícia Civil montou uma força-tarefa envolvendo equipes de delegacias distritais e especializadas, além da Polícia Militar, para capturar os envolvidos no ataque. Até o momento, mais de 40 criminosos que participaram direta ou indiretamente na ação já foram presos ou neutralizados.

Além das capturas, o trabalho envolve também o combate à lavagem de dinheiro da facção criminosa, que utiliza os recursos advindo dos delitos que fomenta para financiar as disputas por expansão territorial e a "caixinha" que garante o luxo dos bandidos e de seus familiares. Os agentes também demoliram a casa de luxo do narcoterrorista Joab da Conceição Silva, uma das lideranças da facção, que ordenou e comandou o ataque. O imóvel, que foi abaixo no Jardim Primavera, foi construído com dinheiro do crime e contava com piscina e churrasqueira.

A fim de devolver a delegacia à população de Duque de Caxias, as obras tiveram início no dia seguinte ao crime. Em menos de 30 dias, o imóvel foi totalmente recuperado dos danos, externos e internos. O trabalho, que levaria cerca de dois meses, foi feito em tempo recorde por determinação do governador Cláudio Castro.

"Essa obra é mais do que uma simples reforma. O trabalho realizado na delegacia tem uma importância simbólica de capacidade, competência e agilidade de ação do governo, para a segurança pública da região. A 60ª DP está pronta para voltar à rotina normal de trabalho e de atendimento ao público", destacou o presidente da EMOP-RJ, André Braga.

No local foram executados, entre outros serviços, reparos na alvenaria; substituição de divisórias, vidros e portas de vidros temperados; reforma da fachada; e pintura.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar