Muito além da estética, a limpeza interna e externa impacta diretamente na conservação e valorização do carro. Periodicamente, é preciso fazer essa higienização com produtos específicos e técnicas adequadas, pois isso ajuda a mantê-lo em boas condições e pronto para rodar. Marco Lisboa é CEO e fundador da KoalaCar, uma microfranquia de limpeza a seco de veículos e pontuou cinco motivos para dar uma geral no seu automóvel:
Valorização
Um carro bem cuidado tem maior valor de revenda, pois evita o desgaste prematuro da pintura, estofados e acabamentos internos.
Conservação
A sujeira acumulada pode causar corrosão, desgaste dos materiais e até odores desagradáveis no interior do veículo.
“A lavagem e aplicação de produtos adequados evitam manchas, rachaduras no couro e desbotamento da pintura”, alerta o CEO de KoalaCar.
Saúde e bem-estar
A limpeza interna reduz poeira, ácaros e bactérias, garantindo um ambiente mais saudável para motoristas e passageiros que costumam usar o carro.
Segurança
Vidros sujos comprometem a visibilidade, aumentando o risco de acidentes, principalmente em dias de chuva ou à noite.
Limpe o motor
A limpeza a seco do veículo é uma alternativa sustentável e eficiente para manter o carro higienizado por dentro e por fora, principalmente quando o assunto é motor. Ela deve ser feita, em média, a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados, dependendo do uso.
“A limpeza a seco é indicada para todas as partes do carro, principalmente quando se fala de motor e parte elétrica do automóvel, pois o contato em excesso com a água pode causar falhas. Quando essa higienização é feita de forma inadequada, gera mais danos do que benefícios. Procure profissionais especializados para fazer esse serviço de forma correta e eficiente”, alerta Marco Lisboa.