Nilópolis agora contate com mais um serviço na área de saúde. Pessoas com sintomas de dengue têm a oportunidade de realizar o teste rápido (TR) para detecção do vírus em até 30 minutos. Os testes disponíveis estão nos postos de saúde do Cabral, de segunda a sexta-feira, no Central, às quartas e às quintas-feiras, e no Paiol, de segunda a sexta-feira. O horário de atendimento é das 9h às 16h.
O exame pode ser feito em pessoas a partir dos dois anos que estão com suspeita de dengue e o resultado sai em 15 a 20 minutos. Para a realização do teste, é necessário apresentar o CPF, o cartão do SUS e o comprovante de residência.
Vacina
O público na faixa etária de 10 a 14 anos recebe as doses da vacina contra a dengue no município, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, em todas as unidades de saúde.
A imunização contra a dengue é feita em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A vacina é segura e aprovada pela Anvisa, e protege contra os quatro sorotipos da dengue. A SEMUSA alerta que crianças infectadas pelo vírus da dengue há menos de seis meses devem aguardar para receber a vacina.
Combate e prevenção da doença
A Secretaria de Saúde (SEMUSA) promove campanhas, visitas domiciliares, disponibiliza vacinas e carros fumacê para combater a doença no município. Neste ano, o Índice de Infestação Predial (IIP) ficou abaixo do limite de alerta.
A Coordenação de Controle de Vetores (CCV) de Nilópolis realizou, entre janeiro e fevereiro de 2025, 64.698 visitas domiciliares com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Desses, 21.223 imóveis recebe tratamento com larvicida para eliminar focos do mosquito.
Paiol e Nossa Senhora de Fátima
Em janeiro, foi realizado o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que apontou índices nos bairros Paiol, com 1,50%, e Nossa Senhora de Fátima, com 1,40%. O Índice de Infestação Predial (IIP), um indicador que mede a porcentagem de imóveis com a presença do mosquito, ficou em 0,56%, abaixo do limite de alerta, conforme informado o Ministério da Saúde.
Segundo o CCV, o principal criador do Aedes aegypti em Nilópolis é o barril. O Ministério da Saúde orienta a população quanto à importância de retirar recipientes com água parada, tampar caixas d'água, reservatórios e cisternas, desentupir calhas, ralos e lajes, além de limpar a bandeja externa da geladeira, como vasilhas de animais de estimação e outros recipientes.
Sintomas da dengue
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é uma febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.
Endereços dos Postos de Saúde:
Posto Central
Rua João Pessoa, 1543, Centro, Nilópolis
Posto de Atendimento Médico e Sanitário do Cabral
Rua Roldão Gonçalves, s/n, Cabral
Posto A. de A. Machado
Rua Mário Valadares, s/n, Novo Horizonte
Posto Dorvil Almeida Lacerda
Rua José Couto Guimarães, 1299, Paiol
Posto Médico Rosa Maria Perez
Rua Mal. Deodoro, 555, Nova Cidade
Posto Nova Olinda
Rua Amadeu Lara, s/n, Olinda
Posto Programa de Saúde da Família – Olinda II
Rua Pedro Roque, 13, Olinda
Posto Programa de Saúde da Família – Manoel Reis
Rua Antônio João Mendonça, s/nº, Manoel Reis
Posto Programa de Saúde da Família – Frigorífico
Rua Dr. Rufino Gonçalves Ferreira, s/n, Frigorífico
Posto Dr. Armando Almeida – Chatuba
Rua: Marques Canário, 970
Posto Programa de Saúde da Família – Cabuís
Rua General Mena Barreto, s/n, Cabuís
Complexo de Saúde Dr. Jorge David
Rua Senador Fernando Mendes, s/n, Centro