Em 21 de março, comemora-se o dia do pão francês, um dos alimentos preferidos dos brasileiros, especialmente na primeira refeição do dia. O favoritismo é apontado em um estudo exclusivo de social listen da área de CRM&Insights da BRF – empresa líder no mercado de margarinas, com marcas como Qualy, Deline e Claybom – com base em mídias sociais e sites de buscas, entre janeiro de 2023 e julho de 2024, com o objetivo de analisar as principais percepções da população sobre o café da manhã.
O estudo sugere ainda uma relação emocional das pessoas com o pão que relacionam o sentimento de conforto e de “estar em casa”. Isso em todas as regiões do país, numa tradição de café da manhã verdadeiramente nacional. Variedade, abertura e criatividade também são termos associados ao alimento pela possibilidade de combiná-lo com vários recheios, como margarina, presunto, geleias de frutas, e acompanhamentos, geralmente café, leite ou suco.
Ao todo, foram mais de 67,5 mil menções a “pão” associadas ao café da manhã durante a pesquisa, sendo 60% no X (antigo Twitter), 23% no Google e sites de notícias, 9% no Facebook e 8% no Instagram. Ele também está presente em 5 das receitas mais mencionadas e elogiadas no X, como misto quente (1.176), pão na chapa (1.153), pão com margarina ou manteiga (1.032) e pão com mortadela (481). Além disso, no Tik Tok, as buscas permitiram identificar uma procura por receitas práticas, simples e rápidas. Entre as favoritas, figuram pão com mortadela, misto quente e pão com ovo e queijo.
“Junto do pão francês, unanimidade de norte a sul do país, é a margarina, dupla quase inseparável desta tradição tão nossa do café da manhã; numa relação, inclusive, afetiva. Estamos muito atentos às necessidades, exibidas e costumes dos consumidores para oferecer um portfólio cada vez mais completo, inovador, de qualidade e versátil. Respeitando também as características regionais. Por isso, a importância deste estudo”, explica Aline Alexandrino, gerente da categoria de spreads da BRF, incluindo marcas como Qualy, Deline e Claybom.
Tendências
A pesquisa sugere ainda uma busca crescente por uma alimentação mais equilibrada, com opções mais saudáveis, como pães integrais acompanhados de vegetais e frutas, e que contemple públicos que possuem intolerância ou alergia alimentar, como as versões sem glúten.
As influências internacionais de panificação também vêm se expandindo com o aumento de interesse por pães artesanais ou de fermentação natural, comumente adaptados aos gostos e costumes de cada localidade.
Preferências e nomenclaturas regionais
Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina foram os estados de maior evidência em relação às menções de pães no café da manhã, embora ele seja citado como um dos principais alimentos nas refeições matinais de todas as regiões do país.
Inclusive, evidenciando a diversidade cultural do Brasil, cada estado tem uma nomenclatura para esse alimento tão popular entre os brasileiros: embora o pão francês seja conhecido na maior parte do país por esse mesmo nome, regiões como norte do Amazonas, Roraima, parte do Pará e Piauí o chamam de “pão massa grossa”. Em parte do Pará, no Amapá e no Maranhão, ele é conhecido como “pão careca”, enquanto no Rio Grande do Sul e parte da Bahia, seu apelido é “cacetinho”. Já em Sergipe, é chamado de “pão jacó” e na Paraíba, “pão aguado”. No litoral do Ceará, seu nome é “carioquinha” e nas cidades na divisão entre Paraná e São Paulo, “filão”. No Sul de Santa Catarina o denomina “pão d'água” e, no norte do estado, “pão de trigo”. No Espírito Santo, Minas Gerais e parte da Bahia, é “pão de sal”.
Alguns estados também contam com receitas típicas com pão francês da culinária local, o que também contribui para demonstrar a suas características. Em São Paulo, a receita favorita é o pão clássico na chapa paulistano, que leva margarina ou manteiga e é prensado na chapa. No Pará e Amazonas, é costume comer esse pão com tucumã, fruto típico da região amazônica, junto com ingredientes como banana frita, margarina e queijo – o famoso X-Caboquinho. Já em estados da região Nordeste, como Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, o pão francês geralmente vem acompanhado de queijo coalho.