Após dias de calor intenso, uma frente fria chega para quebrar as altas temperaturas que marcaram o Carnaval de 2025 no Sul e Sudeste do Brasil. O calor extremo, com máximas próximas ou superiores a 40°C em diversas cidades, fez a folia entrar para a memória dos foliões não só pela festa, mas também pelo clima escaldante.
Segundo a MetSul, a nova frente fria não afetará apenas o Rio Grande do Sul — estados como São Paulo e Rio de Janeiro também sentirão os impactos da mudança. Embora a queda de temperatura não seja tão acentuada nessas regiões, espera-se um alívio no calor, com aumento da nebulosidade e chance de chuvas nos próximos dias. Ela deve chegar no Errejota na próxima semana, entre os dias 10 a 15 de março.
De acordo com os meteorologistas, esse cenário de calor extremo foi resultado de um bloqueio atmosférico associado à Alta Semi-Estacionária do Atlântico Sul (ASAS), que inibiu a formação de chuvas e prolongou o período quente nessas regiões.
A ASAS é um sistema de alta pressão semi-estacionário localizado no Atlântico Sul, conhecido por trazer estabilidade atmosférica e reduzir a ocorrência de chuvas. Quando atua sobre o Sudeste do Brasil, afasta as instabilidades climáticas, resultando em períodos prolongados de tempo seco e quente.