A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou dois casos de sarampo na Baixada Fluminense. As vítimas são duas crianças da mesma família de São João de Meriti, que foram atendidas em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município. Ambas receberam alta médica e passam bem.
Os casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ). Após a confirmação, o município foi orientado a vacinar os profissionais de saúde que atenderam as crianças e a realizar busca ativa por casos suspeitos.
De acordo com o subsecretário estadual de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Sergio Ribeiro, até o momento não há notificação de casos suspeitos relacionados a esses casos.
Em fevereiro deste ano, a secretaria já havia confirmado um caso isolado de sarampo em Itaboraí, na região metropolitana do Rio, em uma criança de 6 anos de idade. A suspeita para o sarampo havia sido constatada em outubro do ano passado. Os casos de Itaboraí e São João de Meriti não têm relação entre si, de acordo com a vigilância epidemiológica estadual.