O bruxismo é um hábito involuntário de apertar ou ranger os dentes, podendo ocorrer tanto durante o sono quanto ao longo do dia. A condição pode passar despercebida por muito tempo, já que muitos dos sintomas só são notados quando já causaram algum desconforto ou desgaste nos dentes.
“O bruxismo pode estar associado a fatores como estresse, ansiedade, apneia e até distúrbios do sono. Muitas pessoas só percebem que têm o problema quando ele já começou a impactar sua qualidade de vida”, explica a PhD em em odontologia e pesquisadora do CPAH, Dra. Andrea Melo.
Sinais de alerta para o bruxismo
Apesar do diagnóstico precisar ser feito por um especialista, alguns sinais podem indicar que você pode estar sofrendo com o problema. A Dra. Andrea destaca cinco sintomas comuns que merecem atenção:
1 - Dor na mandíbula ou no rosto:
“O esforço repetitivo de apertar os dentes durante o sono pode causar dor e tensão na região da mandíbula, muitas vezes irradiando para o rosto e até para a cabeça”;
2 - Dores de cabeça:
“O bruxismo costuma causar dores de cabeça tensionais, principalmente ao acordar, o que pode ser confundido com enxaqueca ou outras condições neurológicas”;
3 - Desgaste ou fraturas:
“O ranger constante pode desgastar o esmalte dos dentes, tornando-os mais sensíveis e propensos a pequenas fraturas. Em casos mais avançados, pode levar até à perda dentária”;
4 - Sensibilidade:
“Dentes desgastados pelo bruxismo também podem ficar mais sensíveis a alimentos quentes, frios ou doces, essa sensibilidade pode piorar com o tempo se não for tratada”;
5 - Ruídos:
“Muitas pessoas não percebem que rangem os dentes à noite, mas parceiros ou familiares podem ouvir o som característico do atrito entre os dentes durante o sono”.
Como funciona o tratamento de bruxismo?
De acordo com a cirurgiã-dentista e PhD em odontologia, Dra. Andrea Melo, criadora de um método exclusivo para o tratamento do bruxismo, a condição pode afetar pessoas de todas as idades, mas um tratamento adequado contribui significativamente para a recuperação da qualidade de vida.
“O bruxismo pode atingir qualquer pessoa, mas um tratamento completo, conduzido por um especialista, é fundamental para reduzir os sintomas e restaurar o bem-estar”.
“Minha metodologia de tratamento segue quatro etapas: tratamento pré sono com mudança de hábitos alimentares e higiene do sono, suplementação para aprofundamento do sono, ajustes na oclusão para prevenir danos dentários e a utilização de um dispositivo personalizado durante a noite.”
“Após iniciar o tratamento, o paciente segue as recomendações por três meses. Depois desse período, realizamos um acompanhamento contínuo para monitorar a evolução e ajustar ou suspender a suplementação, conforme necessário”, explica a Dra. Andrea Melo.