Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Márcio Canella sai com saldo positivo após evitar danos maiores com enchente em Belford Roxo, na Baixada Fluminense

segunda-feira, abril 07, 2025

/ by Jornal Destaque Baixada

O prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella saiu com um saldo positivo, depois de ter evitado danos maiores com enchente em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Choveu mais de 200 milímetros e mesmo assim, a cidade não teve enchente como a do ano passado.

Em 2024, Belford Roxo enfrentou uma série de desastres causados pelas chuvas intensas. As enchentes resultaram na morte de pessoas e deixaram famílias desalojadas. 

"A recuperação das áreas afetadas e a prevenção de novas tragédias têm sido uma prioridade do meu governo, que reforça a importância de ações como essa, especialmente no início da temporada de chuvas". Disse Canella.

O ex deputado Estadual, assumiu a prefeitura em janeiro de 2025 e sabendo que viria a chuva de março e abril, correu para pedir ajuda ao Estado, iniciando o trabalho de limpeza e dragagem nos rios Botas, Sarapuí e Maxambomba, além do canal do Outeiro.

A casa de bombas, que fica às margens do Rio Iguaçu, no limite de Belford Roxo com Duque de Caxias foram cruciais, pois todas elas estavam funcionando a todo vapor, bem diferente do ano passado, onde somente uma estava ligada.

A Defesa Civil foi chamada para duas quedas de árvores, duas penetração, um desabamento de uma casa e uma queda de muro. Todos sem vítimas. O maior índice pluviométrico foi na região do Parque Fluminense: 213 mm em 48 horas, o equivalente ao esperado para 50 dias de chuva. Não há desabrigados ou desalojados.

A reportagem trás uma alerta ao prefeito. No inicio da Avenida Atlântica, até o Cras, foi verificado por nossos jornalistas, que o Rio Botas encurto, enquanto sua terra (dois dois lados0 avançaram. O que de fato, vem contribuindo para que a água seja jogada para fora.

Prefeito destaca dragagem de rios e canais

Márcio Canella destacou que logo que assumiu a Prefeitura, em janeiro deste ano, buscou ajuda do Governo do Estado para poder minimizar os impactos de possíveis enchentes. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciou uma dragagem de rios e canais do município e uma estratégia surtiu efeito. "Estou desde cedo nas ruas e percebi que áreas tinham poucos problemas. As bombas estão funcionando. A dragagem de rios e canais feitos pelo Inea, além da limpeza de bueiros, ajudaram muito. A população também se conscientizou e ajudou problemas maiores", destacou Canella.

A Prefeitura de Belford Roxo enviou a reportagem do jornal Destaque Baixada um balanço parcial das chuvas na cidade. Veja os bairros mais atingidos no período de uma hora de chuva:

Nova Aurora: 95,78 mm
Santa Amélia: 158,4 mm
Parque Fluminense: 234,4 mm
Vila Santa Rita: 97 mm
Santa Emília: 124,2 mm

“A gente sabe que a limpeza do leito dos rios, desassoriando e retirando os detritos, que são os lixos encontrados, que são jogados ali no rio, faz com que as águas possam fluir melhor. Toda essa manutenção e essa limpeza faz com que a água possa fluir melhor, minimizando assim os impactos das fortes chuvas. Uma outra importante ação que demos início é a manutenção no sistema de micro-drenagem do município, que são os bueiros e as galerias de águas pluviais e a rede de esgotamento. Sabemos que desobstruindo essas redes, poderemos impedir que os moradores percam seus móveis e utensílios devido às águas que invadem suas casas”, disse Flávio Gonçalves.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar