O prefeito Léo Vieira recebeu, nesta quinta-feira (25), representantes da diretoria do Mercado Livre para a entrega oficial do licenciamento que autoriza o início das operações do novo centro de distribuição da empresa em São João de Meriti. Na mesma ocasião, também foram entregues os alvarás de funcionamento e a licença ambiental, documentos que consolidam a instalação da unidade na cidade da Baixada Fluminense. A operação marca um avanço estratégico tanto para o município quanto para a empresa, que busca ampliar sua capacidade logística na região Sudeste.
Instalado em um galpão da Prologis, às margens da Via Dutra, o centro atenderá a mais de 500 mil moradores de Meriti, além de clientes em todo o estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte de Minas Gerais. O início das atividades está programado para o dia 30 de abril, com a segunda fase entrando em funcionamento no dia 5 de maio. “Estamos muito felizes em receber uma empresa desse porte, internacional, que vai gerar emprego e renda para a cidade. Pedi ao Mercado Livre que priorizasse nossos moradores, e eles se comprometeram com isso”, destacou o prefeito Léo Vieira.
Para garantir a integração da população local nas oportunidades oferecidas, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda já iniciou uma parceria com o RH da empresa. “Esse é um golaço da Prefeitura. A expectativa inicial é de mais de mil vagas de emprego, podendo chegar a três mil. Nossa sala de treinamento será usada para entrevistas, triagem de currículos e seleção. É um orgulho enorme para a cidade fazer parte dessa nova história”, afirmou o secretário da pasta, Bruno Corrêa.
O líder de operações do Mercado Livre em São João de Meriti, Nicolas Thuin, também celebrou a chegada à cidade. “Está todo mundo muito ansioso e contente. É um ganha-ganha: para a cidade, que ganha empregos; e para o Mercado Livre, que ganha agilidade nas entregas em todo o estado do Rio, no Espírito Santo e no Sul de Minas. A primeira etapa começa no dia 30 com a logística, e a partir do dia 5 de maio, com os estoques cheios, as entregas ficarão mais rápidas, especialmente no estado do Rio, que hoje é abastecido a partir de São Paulo ou Minas”, explicou.
Com a implantação do centro de distribuição, São João de Meriti reforça seu papel como polo logístico estratégico no estado do Rio de Janeiro. Além de representar um impulso na economia local, a parceria com o Mercado Livre também simboliza um compromisso com a geração de oportunidades e o desenvolvimento da mão de obra regional.